segunda-feira, 12 de junho de 2017

Conrad Veidt


Hans Walter Konrad Veidt, mais conhecido como Conrad Veidt, foi um ator alemão naturalizado britânico, ele foi um dos atores de maior destaque entre as décadas de 20 e 40. Tornou-se célebre por seus papéis em filmes como O Gabinete do Dr. Caligari (1920) e O Homem que Ri (1928) que inspirou a criação do Coringa, vilão dos quadrinhos do Batman.

Ele nasceu em 22 de janeiro de 1893. O local do nascimento não é certo. Algumas fontes citam Berlim, outras Brandemburgo. Mas o certo é que ele cresceu em bairros pobres de Berlim. Não era um aluno exemplar, e em 1912 abandonou os estudos para se dedicar ao teatro. 

A grande guerra interrompeu sua carreira durante dois anos. Recrutado para o exército alemão, contraiu icterícia e foi afastado definitivamente em 1916. Pode então retornar aos palcos, onde se desenvolveu como ator. Este ano marcou também uma mudança significativa em sua vida, quando, por motivos financeiros, resolveu apostar também em filmes.

Em O Gabinete do Dr. Caligari de Robert Wiene, interpreta o sonâmbulo Cesare. Foi o seu papel de grande destaque naquele que é considerado o maior clássico do expressionismo. Impressionando mais uma vez pela entrega ao personagem, Conrad firmou-se definitivamente como profissional, e teve seu nome reconhecido no país. Tornou-se um dos atores mais bem pagos da Alemanha, a obra também deu início a uma série de personagens carregados de tensão.

Opondo-se veementemente à ascensão do nazismo, Veidt saiu da Alemanha em 1933, uma semana depois de se casar pela segunda vez com a judia Felicitas, e tornou-se cidadão britânico. Depois foi para os Estados Unidos, onde continuou a fazer vários filmes de destaque na época. 

Os amigos eram unânimes ao dizer que, apesar de interpretar grandes vilões, ele era um homem pacato, modesto e calmo. No início da década de 40, o ator desfrutava de boas relações e amplo sucesso na América. Teria, sem dúvidas, uma longa carreira. Porém, foi com surpresa que todos receberam a notícia de sua repentina morte em 3 de abril de 1943. O ator estava jogando golfe, um de seus hobbies preferidos, quando sofreu um ataque cardíaco. Tinha apenas 50 anos.

Filmografia disponível no blog:







Nenhum comentário:

Postar um comentário